terça-feira, 21 de dezembro de 2010


Prefeitura Municipal
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Escola Municipal “Adélia do Nascimento Januário”



Projeto:
Meio Ambiente”






Tema: Resgatando o principio da mordomia para cuidar do nosso Planeta Terra”


 Gouvelândia Goiás, Setembro de 2010.



Projeto: “Meio Ambiente”
Tema: “Resgatando o principio da mordomia para cuidar do nosso Planeta Terra”
Duração do Projeto: 21 de Setembro a 01 de Outubro de 2010
Local: “Escola Municipal Adélia do Nascimento Januário”
Período: Matutino e Vespertino.
Anos: 1°, 2° e 3° ano.


1- Introdução

A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômicas, políticas, cultural e histórica do país. Sabemos que o meio ambiente é uma relação entre seres e a transformação gerada pelo tempo e em construção com a cidadania. Por isso, observando a realidade em que vivemos e o desrespeito com nosso planeta terra é que houve a necessidade de trabalhar no âmbito escolar esse tema, por acreditar que a escola (Projeto social) é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento.
2- Justificativa

Esse projeto tem o intuito de conscientizar cada educando sobre a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente. É ele quem irá nos proporcionar uma qualidade de vida melhor.
Como podemos perceber o meio ambiente tem sofrido agressões que nós homens temos causado como: desmatamento, poluição dos rios e do ar, enfim, vários fatores que temos visto em revistas, jornais, internet e escutado nos rádios e televisão que tem alertado a toda população.
O meio ambiente era perfeito, “e viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom...”(Genesis 1:30) e para que ele volte a sua perfeição, Deus conta com a nossa colaboração, como: praticarmos bons hábitos cuidando e zelando de tudo ao nosso redor. (exemplo: não jogar lixo no chão, não desperdiçarmos papel, entre outros). Trabalharmos a reciclagem, conscientização da população, para que o nosso meio ambiente volte a ser saudável. Observando os conhecimentos das crianças e revendo conceitos de Preservação do meio ambiente, se faz necessário promover situação onde possamos aprimorar e reconstruir nossas atitudes na cidadania. Para isso, faz-se necessário que nossos alunos saibam que além de ambientes que foram transformados pelo homem, existem também ambientes naturais onde a preservação dos mesmos, poderá interferir de forma positiva em nossa qualidade de vida. Compreender do Porque preservar? Para que preservar? Por que reciclar? Entre outras indagações que farão desse projeto um espaço de novos conhecimentos e mudança de caráter dos alunos que passarão a ser agentes desse processo de construção do conhecimento.
Não basta um belo e bom discurso, é necessário que toda a comunidade escolar conheça e se conscientize da importância dessas ações, as suas reais conseqüências e que pequenas modificações em algumas de nossas atitudes podem significar muito. 
3- Objetivo Geral

Proporcionar situações onde possamos mostrar e apresentar o conhecimento das riquezas que o meio ambiente possui, para assim podermos construir juntos os conceitos de preservação compreendendo que tudo depende das ações humanas.

4- Objetivos Específicos
  • Estimular o conhecimento através de histórias e datas comemorativas que influenciam em nossa formação como indivíduos;
  • Reconhecer a importância da interação com o meio ambiente;
  • Perceber que cuidar das plantas é conservar o meio ambiente em que vivemos;
  • Esclarecer a necessidade de preservação e manutenção do Meio Ambiente, para o equilíbrio do Eco Sistema;
  • Estudar sobre os vulcões, terremotos e mudanças climáticas;
  • Ressaltar a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente;
  • Levar os educandos a uma reflexão sobre as agressões que nós seres humanos causamos ao meio ambiente;
  • Reconhecer os animais como seres vivos;
  • Identificar diferenças e semelhanças entre os animais;
  • Estudar os animais (tipos de animais, habitat de cada espécie, comida...);
  • Trabalhar o tema do projeto utilizando os sete princípios bíblicos: mordomia, auto-governo, caráter, união, individualidade, soberania e semear e colher;
  • Buscar um conhecimento maior sobre o racionamento de energia, água;
  • Conhecer os diversos tipos de árvores;
  • Trabalhar a preservação do meio ambiente;
  • Levar os educandos a compreenderem que tudo foi criado por Deus (o meio ambiente foi o senhor que criou e nos delegou para cuidarmos dele);
  • Trabalhar a importância da reciclagem;
  • Desenvolver hábitos saudáveis.
  • Proporcionar um ensino lúdico, utilizando na culminância dos trabalhos o uso de tecnologias digitais que possam ampliar o registro das atividades bem como aperfeiçoar conhecimentos teóricos e digitais. 
5- Metodologia/Desenvolvimento/estratégias

  • Confeccionar um livrão sobre o meio ambiente ( desenhos/gravuras atuais do meio ambiente, a situação do homem sobre o meio...);
  • Confeccionar objetos com uso de materiais reciclados;
  • Promover um concurso de desenho sobre o meio ambiente;
  • Fazer uma amostra de artes com os trabalhos desenvolvimento do projeto;
  • Estudar os 10 mandamentos do “Amigo do Planeta”;
  • Pesquisas na internet;
  • Recorte e colagem;
  • Vídeos;
  • Texto coletivo;
  • Murais
  • Asssistir desenhos que retratam da conservação do planeta;
  • Tirar fotos no desenvolver do projeto, mostrar a turma e estimular rodinhas de conversas proporcionando participação oral e escrita. Discutindo e registrando dificuldades e intervenções que podem ser feitas para melhorar a aprendizagem;

Sugestões de filmes
  • Lucas no formigueiro;
  • DVD de desenhos da Turma da Mônica;
  • Os sem florestas;
  • Happy Fitt;
  • O dia depois de amanhã;
  • O rei leão;
  • Pica-pau;
  • A volta do todo poderoso;
  • A Era do gelo;
  • DVD Bíblia cantada.

Sugestões de músicas
  • Planeta Água (Guilherme Arantes);
  • Planeta Azul (Chitãozinho e Xororó);
  • Natureza, Espelho de Deus (Chitãozinho e Xororó);
  • O Sal da Terra (Roupa Nova);
  • Preserve (Ultramen);
  • Amazônia (Roberto Carlos);
  • Herdeiros do Futuro (Toquinho);
  • Xote Ecológico (Luiz Gonzaga);
  • Radiação e Desmatamento (Perda Total). 
6- Disciplinas Envolvidas:

- Língua Portuguesa:
  • Texto informativo;
  • Produção de palavras e frases;
  • Texto oral e escrito;
  • Cruzadinhas;
  • Anônimos;
  • Texto musical;
  • Relatórios.

- Matemática:
  • As quatro operações fundamentais;
  • Situação problema;
  • Gráficos.

- Ciências:
  • Plantas;
  • Água;
  • Poluição;
  • Energia;
  • Lixo;
  • Animais;
  • Crescimento humano;
  • Aquecimento global.

- História:
  • Será trabalhada a história do meio ambiente X influência humana e sua real situação natural.

- Ensino Religioso:
  • Citações Bíblicas;
  • Valores humanos;
  • Relatos com a natureza.

7- Recursos:

  • Didáticos:
  • Vídeo;
  • Revista;
  • DVD/CD;
  • Cartolina;
  • Tinta;
  • Lápis de cor;
  • Canetinhas/Canetão;
  • Livros;
  • EVA;
  • Papel sulfite;
  • Papel cartão;
  • Papel camurça;
  • Fita adesiva e crepe;
  • Cola;
  • Computador;
  • Data show;
  • Televisão;
  • Pen drive;
  • Jornais.
  • Humanos:
  • Grupo gestor, comunidade escolar em geral.
8- Cronograma

Este cronograma refere-se à distribuição de temas que serão trabalhados:
  • Nos primeiros anos: 1º “A”, “B”, “C” e “D”.
Data
Dias
Temas
21 e 22/09
Terça e Quarta - Feira
Plantas
23 e 24/09
Quinta e Sexta - Feira
Água
27/09
Segunda - Feira
Poluição da Água
28/09
Terça - Feira
Apresentação para os alunos do 2º e 3º ano
29/09 e 30/09
Quarta e Quinta-feira
Energia Elétrica
01/10
Sexta Feira
Exposição de trabalhos relacionados aos temas executados pelos alunos e professores na Escola demonstrando suas atividades com estandes e maquetes,
distribuição de folhetos, seguido de visitas das autoridades, e pais dos alunos.

  • Nos Segundos anos: 2º “A”, “B”, “C” e “D”.
Data
Dias
Temas
21 e 22/09
Terça e Quarta - feira
Lixo
23 e 24/09
Quinta e Sexta - Feira
Reciclagem
27 e 28/09
Segunda e terça - feira
Poluição do ar
29/09
Quarta- Feira
Apresentação para os alunos do 1º e 3º ano
30/09
Quinta - Feira
Aquecimento global
01/10
Sexta Feira
Exposição de trabalhos relacionados aos temas executados pelos alunos e professores na Escola demonstrando suas atividades com estandes e maquetes,
distribuição de folhetos, seguido de visitas das autoridades e pais dos alunos.


  • Nos Terceiros anos: 3º “A” e “B”.
Data
Dias
Temas
21/09
Terça - feira
Animais de estimação/domésticos
22 e 23/09
Quarta e Quinta - Feira
Animais em extinção
24/09
Sexta - Feira
Desmatamento/Queimadas
27/09
Segunda - Feira
Caça indiscriminada
28/09
Terça - feira
Planeta superlotado
29/09
Quarta- Feira
Poluição sonora
30/09/10
Quinta - Feira
Apresentação para os alunos do 1º e 2º ano
01/10
Sexta Feira
Exposição de trabalhos relacionados aos temas executados pelos alunos e professores na Escola demonstrando suas atividades com estandes e maquetes,
distribuição de folhetos, seguido de visitas das autoridades, e pais dos alunos.

10 - Avaliação
Acontecerá no decorrer do processo através da observação e execução das atividades aplicadas, verificando assim a aprendizagem por meio da conscientização quanto da importância do meio ambiente em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário