Escola Municipal Adélia do Nascimento Januário
Diretora: Neuza Alves Bittar de Luiz
Dia de Execução: 04/11/2010
Série: 1º ano Educação Infantil
Plano de Aula
Habilidades Almejadas:
- Relacionar a linguagem oral com a escrita através dos fonemas musicais, mesmo que não saiba ler;
- Identificar as letras do alfabeto, destacando as consoantes e as vogais;
- Contar as letras do alfabeto,identificando quantas consoantes e quantas vogais;
- Relacionar as letras do alfabeto com palavras conhecidas pelos alunos no seu dia-a-dia;
- Conhecer a forma, a escrita e o significado da letra no inicio das palavras através do som.
- Aprender a conhecer, identificar, nomear, produzir, contar o alfabeto.
Conteúdos:
Língua Portuguesa: Texto, Alfabeto; Escrita e Linguagem.
Matemática: Sequência numérica.
Acolhida: Ouvir a música do Abecedário da Xuxa e cantar com os alunos para que possam perceber a relação entre o som das letras do alfabeto com a construção de palavras e seus significados.
Desenvolvimento:
- Distribuir xérox da música para os alunos e cantar a música com todos;
- Perguntar quem conhece, identifica e registra as letrinhas do alfabeto?;
- Pedir sugestão de palavras que se escreve com A,B,C..etc;
- Registrar no quadro o texto da música O Abecedário da Xuxa para que os alunos possam acompanhar como desenvolver a tarefa;
- Pedir para os alunos identificarem de lápis de cor azul o alfabeto fazendo um traço por baixo da letrinha escrita na sua tarefa. Com a cor vermelha circular as vogais, com a laranja circular as consoantes;
- Contar junto com os alunos quantas letras tem o alfabeto;
- Passar uma atividade no quadro e pedir para copiarem respondendo quantas letras tem o alfabeto? Quantas vogais? Quantas consoantes?;
- Pedir para que os alunos escrevam o alfabeto no caderno;
- Escolher quatro letras e desenhar ou produzir uma palavra que tenha sentido com a inicial da letra; Finalizar assistindo o vídeo baixado do youtube: XUXA FESTA- “Abecedário da Xuxa” do endereço http://www.youtube.com/watch?v=Vnv3eBdwO40.
- Passar como tarefa de casa: recortar de revistas e jornais objetos que começam com a letra P, M, B e G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário