As Estações do Ano
Autor e Co-autor(es)
GOUVELANDIA - GO ESC MUN ADELIA DO NASCIMENTO JANUARIO
Co-autor(es)
Aparecida do Carmo Silva Gonçalves, Fabianne de Lima Mateus
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Relacionar cada estação do ano as paisagens e climas respectivos;
Formar palavras nomeando figuras a respeito do conteúdo.;
Trabalhar em grupo;
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Analisar e resolver com estratégias próprias situações problemas com dados contidos ao tema.
Duração das atividades
16 aulas: duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conversar sobre a variação do clima. Questionar a respeito do período em que há muitas flores, frutos, chuvas, frio e calor.
Estratégias e recursos da aula
Introduzir a criança ao conteúdo argumentando e apresentando um cartaz ilustrado sobre cada estação do ano;
Em grupo de forma alternada pesquisar na internet utilizando o site de pesquisa google, opção imagens que estão relacionadas as quatro estações do ano: climas, roupas, acessorios e comidas;
Em forma de jogral apresentar em outras turmas da escola as características de cada estação do ano, utilizando como recurso tecnológico o microfone, visando o desenvolvimento da oralidade e da percepção auditiva.
Proposta 1
Nomear figuras relacionadas ao tema.
Proposta 2
Escolher três nomes dentre as figuras nomeadas e criar uma frase para cada palavra.
Proposta 3
Resolver com estratégias próprias situações problema que tenha dados relacionados ao conteúdo:
Na primavera no jardim da vovó Maria tinha 07 rosas vermelhas, 10 rosas brancas e 06 rosas amarelas. Quantas rosas tinha no jardim da vovó? Desenhe-as e pinte-as de acordo com as cores;
No outono toda semana a mãe de Geovana comprou uma caixa de frutas com 06 maças, 10 bananas, 03 pêras e 08 laranjas. Desenhe-as.
No verão quantos litros de água no mínimo devemos tomar por dia? Marque um X.
( ) 1 litro ( ) 2 litros ( ) 3 litros
Recursos Complementares
http://educacaodeinfancia.com. http://nilci.files.wordpress.com/2008/10/primavera1.jpg&imgrefurl=
Avaliação
Identifique as características sobre cada estação, participe oral e coletivamente na apresentação do jogral e resolva as atividades de escrita e de análise das situações problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário