TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS
Cursista: Aparecida do Carmo Silva Gonçalves
Meus trabalhos pedagógicos na coordenação escolar
Atualmente estou ajudando na parte dos trabalhos pedagógicos da gestão escolar. Considero como meus aprendizes não somente os alunos mais também os professores da Escola Municipal Adélia do Nascimento Januário. Pode-se considerar que trabalho a maior parte do tempo com os professores e juntos planejamos todas as aulas semanais através de uma encontro semanal onde discutimos o que ensinar e de que forma se dará este ensino com os alunos segundo sua idade e seu ano escolar.
Através de vários métodos de pesquisas como livros didáticos, internet, jogos pedagógicos, revistas, e outros somada a experiências procuro informar os professores a conhecer e desenvolver as possíveis formas de ensino utilizando a matriz de habilidade do corrente ano e principalmente explorando o conhecimento prévio do aluno. Juntos discutimos sobre a seqüência didática que será aplicada no dia-a-dia da sala de aula, as formas de pensamentos e interações que poderão enriquecer a prática didática, as habilidades que serão desenvolvidas naquele conteúdo e as possíveis adaptações que poderão ser feitas para evitar desperdício de tempo e alcançar resultados satisfatórios em relação a aprendizagem almejada.
Contudo depois de discutida e elaborada os planos de aula passamos para a praticidade do ensino através da aula, procuramos enriquecer as informações através dos recursos tecnológicos da escola trabalhando de forma diferenciada com grupos de crianças ensinado-as a estudar e identificar desde letras do alfabeto a produção de frases e textos através da digitação no editor de texto utilizando fontes de letras cursivas maiúsculas e minúsculas, fontes de letras de imprensa maiúsculas e minúsculas, visualizamos vídeos no youtube que ensinam escrever e memorizar o alfabeto. Utilizamos imagens do google para identificar a letra do alfabeto relacionando-a a uma imagem, a fim de que o aluno possa memorizar o fonema da letra inicial com a produção da linguagem escrita e falada.
Sugestões são sempre bem vindas, desde que enriqueça a aprendizagem da criança. Lembrando que a experiência associada a um espírito disposto e criativo resulta em melhores resultados. Nos nossos encontros tiramos trinta minutos para dialogar sobre os resultados que alcançamos e as possíveis adaptações que poderão ser feitas para melhorar estes resultados. Segue-se durante as aulas a visita do coordenador na sala a fim de vistar o plano de aula, observar a pratica pedagógica do professor, as relações interpessoais, as providências e sugestões que poderão ser tomadas.
O trabalho é conferido através da aprendizagem de cada criança, onde eu mesma como coordenadora analiso individualmente o nível alcançado do aluno. E de acordo com os resultados incia-se assim uma nova reflexão sobre a forma de desenvolver o ensino aprendizagem. É gratificante saber que nosso trabalho tem alcançado níveis relevantes mesmo diante de algumas dificuldades que existem no meio escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário